Pane na Telefônica foi causada por falha no sistema de sinalização

A interrupção no serviço de voz da Telefônica, ocorrida na terça-feira, dia 8, na região metropolitana da capital de São Paulo, foi causada por uma falha no sistema de sinalização, segundo informações da Trópico, fornecedora dos equipamentos na central afetada. "Devido à tempestade atípica, com excessivas descargas elétricas, ocorrida na manhã do dia 8 de setembro, três equipamentos de sinalização Trópico, instalados na rede de telefonia da Telefônica, tiveram seu funcionamento seriamente afetado. Estas ocorrências causaram perturbações na prestação dos serviços de telefonia, dificultando o completamento de chamadas, conforme informado pela concessionária e noticiado pela imprensa", informa a Trópico, em comunicado.

Na nota, a Trópico, empresa nacional com trajetória de sucesso e pioneirismo no desenvolvimento de soluções em tecnologia de telecomunicações, lamenta os transtornos causados à população afetada e se coloca à disposição da Telefônica e das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos adicionais que se tornem necessários.

Para a Anatel, a admissão de culpa da Trópico no caso da pane da Telefônica não paralisa as ações de fiscalização deflagradas. A agência está apurando o tempo de paralisação do serviço, o número de assinantes afetados, se a operadora comunicou aos usuários sobre a paralisação e os planos de ressarcimento aos clientes.

Segundo a agência, a Telefônica é quem detém a concessão do serviço e terá que ser responsabilizada, mesmo que a fornecedora assuma a culpa pela pane. Uma eventual punição à Trópico somente seria possível se o equipamento que apresentou o defeito não fosse homologado pela Anatel. (Com assessoria de imprensa)

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