Oi e Telefônica devem compensar consumidores

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai pedir que as operadoras Oi e Telefônica compensem seus clientes pelas falhas nos serviços de telefonia fixa registrados ontem, terça-feira.

De acordo com a agência, linhas fixas da Telefônica ficaram mudas na cidade de São Paulo entre às 10h30min e 14 horas de ontem.

A interrupção afetou, inclusive, serviços essenciais como os telefones da polícia e do corpo de bombeiros. A Telefônica admite a falha, mas diz que ela durou bem menos, entre 11h e 12h10min.

No caso da Oi, a interrupção no serviço afetou as linhas fixas da companhia em Belo Horizonte. A rede fixa falhou entre às 10h10min e 12h50min, de acordo com relatório da agência reguladora.

Em nota, a Anatel explica que fiscais analisam os motivos da falha em ambas capitais e avaliam as consequências destas interrupções. Se entender que as teles falharam ao não prover alternativa para conexões das linhas fixas, poderá multar as operadoras.

Ainda de acordo com a agência, as regras de concessão para serviços de telefonia fixa exigem que as operadoras avisem os usuários afetados por falhas de forma pública, expliquem os motivos da interrupção e apresentem as providências encaminhadas.

Além disso, afirma a Anatel, “a prestadora deve conceder crédito aos assinantes prejudicados”. O crédito deve ser proporcional ao valor da tarifa ou preço de assinatura e ao período da interrupção, diz a agência reguladora.

No caso da falha que afetou São Paulo, é possível que a rede da Telefônica tenha sido afetada pelas fortes chuvas que castigaram a cidade ao longo da terça-feira. A companhia, no entanto, diz que segue investigando as causas da interrupção e até às 13 horas de hoje não sabia informar a razão da pane.

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