Comitê Gestor inicia medição da velocidade dos serviços de internet

O NIC.Br, braço operacional do Comitê Gestor da Internet (CGI), começa nas próximas semanas a medir a velocidade das conexões de banda larga oferecidas pelas operadoras em várias regiões do Brasil. Segundo o presidente do NIC.Br, Demi Getschko, já existe um software para isso à disposição dos assinantes no site do Centro de Estudo e Pesquisas em Tecnologia em Redes e Operações (Ceptro), mas a ideia é aprimorar a solução.

O aprimoramento passa pela instalação de equipamentos na casa de usuários que funcionarão como amostra representativa. “As caixinhas ficarão lá por vários meses, enviando os dados que o Comitê Gestor irá tabular e divulgar periodicamente”, explicou Getschko. Segundo ele, não é intenção da entidade criar algum tipo de ranking, mas é direito do assinante saber se a operadora está entregando a banda contratada.

Atualmente, 40 “caixinhas” já foram importadas e começam a ser instaladas em outubro. A intenção do CGI é chegar a 200 equipamentos instalados, como forma de criar uma amostra com alguma representatividade.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Inmetro, que pode intensificar o processo de medição dentro de suas atividades de fiscalização. A Anatel também acompanha o processo com interesse.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *