Conversas podem levar à parceria entre operadoras

A Oi (ex-Telemar) e a Portugal Telecom (PT) estão se movimentando para caminharem juntas. De acordo com fontes do setor, ouvidas pelo GLOBO, as empresas vêm mantendo conversas informais, que marcariam o início de uma negociação.

Reportagem do Globo revela que uma das possibilidades é a entrada da operadora portuguesa na supertele – criada com a compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi e aprovada no fim do ano passado, após oito meses de espera pelo aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outra hipótese, atestam fontes ligadas às companhias, envolveria acordos comerciais para a expansão da supertele em países de língua portuguesa.

Por enquanto, as reuniões têm tido um tom informal. A supertele tem entre seus acionistas os fundos de pensão e o BNDES que, juntos, somam pouco mais de 49% da holding Telemar. Segundo o acordo de acionistas (que criou a supertele), a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, terá 13%; Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa) somarão 10% cada. O BNDES contará com 16,9%.

O restante, pouco mais de 50%, está nas mãos de Sergio Andrade, da Andrade Gutierrez, de Carlos Jereissati, do La Fonte, e da Fundação Atlântico, o fundo de pensão da Oi. "Não há nada sendo discutido ou negociado. São apenas conversas informais", afirmou uma das fontes envolvidas. Segundo outra fonte ligada aos fundos de pensão, a "parceira" seria bem-vinda.

"Se for para a Portugal Telecom aumentar o investimento na companhia, não vejo problema algum. A Oi quer expandir para os países de língua portuguesa. Pode ser algo nesse sentido. Mas ainda não há nada, pelo menos que eu saiba", esclarece uma pessoa próxima ao comando da supertele.

A Portugal Telecom (PT), dona de 50% da operadora de telefonia móvel Vivo, está cada vez mais interessada no Brasil. No primeiro trimestre de 2009, apesar da crise, a participação do país chegou a 45,2% das receitas da companhia, um aumento de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em Portugal, as receitas registram queda de 0,4%, enquanto no Brasil, subiram 5,9% no início deste ano.

A Oi, porém, ainda não finalizou seu processo de compra da BrT. Em julho, o BNDES fará leilão público de suas ações. Com isso, a fatia do banco passará dos atuais 31% na Telemar Participações para 16,9%. O objetivo é que os fundos de pensão comprem esses papéis para que o acordo de acionistas seja finalizado.

Oi e Portugal Telecom não comentaram o assunto.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *