CAE aprova fuso horário único para todo o país

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou  nessa terça-feira a unificação de todos os fusos horários do país com base no de Brasília. Segundo a proposta, deixariam de existir as diferenças de horário nos estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e de Roraima, além de Fernando de Noronha e da ilha da Trindade.

O autor do projeto (PLS/08), senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), justificou a mudança argumentando que as variações de horário causam diversos transtornos às populações dessas regiões, como "obstáculos à maior integração do espaço econômico nacional; prejuízo à integração econômica das populações e atividades realizadas na porção mais ocidental da área continental brasileira; deficiente integração dos centros comerciais e industriais de Manaus, Rio Branco, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Boa Vista nos negócios realizados nas praças do Centro-Sul do país e enorme descompasso no ritmo vertiginoso de progresso nas comunicações e nos transportes".

A unificação é também uma bandeira do empresariado de radiodifusão, que a partir da regulamentação da classificação indicativa, em 2007, passou a combater o respeito à exigência de faixas horárias para programas de televisão pelo fato delas dificultarem a transmissão ao vivo em rede nacional de atrações como jogos de futebol [veja aqui ].

O relator do projeto, Gim Argello (PTB-DF), alegou que os moradores desses seis estados com diferença de hora em relação a Brasília apoiam a proposta. "Todos os estados brasileiros afetados por essa diferença estão ‘vibrando’, pois esse é um problema que os atinge diretamente", assinalou.

O projeto será agora analisado, em caráter terminativo, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Com informações do Jornal do Senado.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *