Minicom recebe manifestações sobre áudio-descrição

Reproduzido do TeleSíntese

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, concedeu prazo de 45 dias aos interessados na promoção de acessibilidade por meio da áudio-descrição em televisão. Eles deverão se manifestar nesse prazo acerca das contribuições apresentadas em consulta pública concluída em 31 de janeiro. “O recurso da áudio-descrição na televisão é um tema que trabalhamos com muita dedicação e queremos que se torne realidade tanto nas geradoras quanto nas retransmissoras de televisão de todo nosso país. Isso vai garantir aos deficientes visuais o direito à comunicação, ao entretenimento, à cultura e ao lazer”, disse o ministro Hélio Costa.

A áudio-descrição, prevista na lei nº 10.098 e regulamentada pelo decreto 5.645 e portaria do Ministério das Comunicações nº 661/98, é um recurso tecnológico que as emissoras de televisão, tanto as geradoras quanto as retransmissoras, vão tornar disponível aos telespectadores. Por meio desse recurso, a emissora inclui um canal de áudio com a descrição das imagens e outras informações constantes do cenário de um programa televisivo.

Na consulta pública sobre a promoção à acessibilidade para pessoas com deficiência nos serviços de televisão há contribuições importantes. Desde a tecnologia a ser implantada – Programa Secundário de Áudio (SAP), Internet Protocol (IP) e outras usadas na radiodifusão e nas redes de telefonia fixa e móvel –, a mão-de-obra necessária, bem como o impacto da adoção dessa tecnologia do ponto de vista econômico, inclusive em função da implantação da TV Digital no Brasil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *