Publicidade de alimentos aparece mais em horários com maior audiência infantil

Reproduzido do site do Instituto Alana

Pesquisadores analisaram as publicidades de alimentos veiculadas em 11 países da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e da Oceania, e descobriram que dois terços das propagandas de alimentos são veiculados em horários em que o público infantil mais assiste à televisão. Em alguns países, a freqüência de publicidade nos períodos com maior audiência infantil surpreende. Na Alemanha e nos Estados Unidos, por exemplo, esse número chega a 90%. Enquanto na Inglaterra e na Austrália foram constatados os menores números: 50%.

Estima-se que existam 177 milhões de crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade em todo o mundo. Estes números incluem 22 milhões de crianças com menos de cinco anos que estão acima do peso. Os problemas causados pelo sobrepeso aumentam as chances de problemas cardíacos e dobram a possibilidade de que eles se tornem adultos diabéticos, pressionando também o sistema de saúde pública.

Outro estudo divulgado recentemente no "Journal of Law & Economics" comprovou a relação entre os anúncios das cadeias de fast food e os altos índices de obesidade entre crianças e adolescentes. Caso esse tipo de publicidade fosse proibido, o número de crianças de 3 a 11 anos acima do peso seria reduzido em 18% e o de adolescentes de 12 a 18 em 14%.

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