Brasil vai adotar o Java-DTV no Ginga da TV digital

Reproduzido do TeleSíntese

A decisão foi menos polêmica do que se imaginava. Nessa segunda-feira (6), o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) definiu, por 12 votos a um, o Java DTV (especificação livre, recém criada pela empresa Sun) para ser adotado no Ginga-J, o middleware da TV digital. A discussão que foi travada durante meses era se o Brasil deveria adotar esse padrão aberto, ou se deveria optar pelo GEM (Globally Executable MHP). O GEM, embora tenha boa penetração em outros mercados, envolve cobrança de royalties maior do que a do JavaDTV.

Inicialmente, argumentava-se que o JavaDTV, se tinha como desvantagem a necessidade de maior tempo para o desenvolvimento e penetração em outros mercados, possuía como vantagem a não cobrança de royalties. Na decisão do Fórum, optou-se pelo JavaDTV, mesmo constando que haverá o pagamento de royalties à Sun. A empresa havia estabelecido o valor de R$ 0,89 centavos por equipamento a serem pagos sob a forma de royalties. Mas constatou-se que outros fabricantes têm a mesma tecnologia com custo menores, de até R$ 0,40 por equipamento.

O fórum deliberou, então, que o governo brasileiro deve renegociar os valores com a Sun e fazer com que o preço mais baixo seja estendido para os demais países latino-americanos que adotarem o padrão nipo-brasileiro de TV digital. A expectativa é de que o acordo para os novos royalties esteja fechado em uma semana.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *