Redes sociais são mais populares do que troca de e-mails

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, a atividade mais popular na internet é o acesso a redes sociais. Elas apareceram à frente da troca de e-mails e do acesso a portais e a Blogs. Entre os entrevistados, 67% participam de redes sociais, enquanto 65% utilizam e-mails. O rápido crescimento destes espaços deu a eles a liderança entres as atividades mais realizadas na web. Já os portais têm cada vez menos atraído os internautas, experimentando uma redução de sua participação de 24%, em 2006, para 16%, em 2008.

Os sites de relacionamento já representam 10% do tempo gasto pelas pessoas na internet. O Brasil é um dos países com maior índice neste quesito, com dedicação de 23% do tempo dos usuários para as redes sociais. O país também é o primeiro no ranking do alcance destes sites, com 80% das pessoas com acesso à internet fazendo parte de algum destas redes. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos este alcance é de 67% e na Alemanha, de 51%.

Outro fenômeno apontado é a ampliação dos participantes das redes para além dos jovens. A Nielsen descobriu que o maior crescimento da maior rede do mundo, o Facebook, veio da faixa etária de 35 a 49 anos. Além disso, houve acréscimo de duas vezes maior de pessoas da faixa de 50 a 64 anos do que dos menores de 18. A autora do estudo revela ainda que as três maiores redes sociais do Brasil são o Orkut, o Sonico e o MySpace. Já o Facebook atinge somente 2% dos internautas do país.

Em nível global, o Facebook possui 108 milhões de usuários (30% dos internautas do mundo, segundo a Nielsen), contra 81 milhões do MySpace e 19,7 milhões do Classmates Online. Com a força dos usuários brasileiros, o Orkut é o quarto maior do mundo, com 17,5 milhões.

Com informações da Gazeta Mercantil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *