Interatividade só estará disponível em 2010

Mal começou 2009 e boa parte do que a TV digital brasileira prometeu para este ano vai ficar para o próximo. A interatividade, divulgada como principal chamariz do sistema para este semestre, só deve chegar efetivamente aos televisores em 2010, segundo o Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

As vendas de conversores com o middleware Ginga, responsável pela interação com o conteúdo digital, devem começar no próximo Natal, o que empurra a adesão ao sistema para o decorrer do ano que vem. A informação foi confirmada pela Folha Online com o presidente do fórum e vice-presidente do Grupo Bandeirantes, Frederico Nogueira.

De acordo com ele, as especificações do sistema serão fechadas até junho. "O mercado ainda não está preparado", ponderou, em palestra ocorrida em São Paulo na última semana. Depois, as especificações ainda precisam ser aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em outubro do ano passado, Roberto Franco, então presidente do fórum, já havia adiado a estreia da interatividade para este semestre. Na época, alegou que se tentava resolver um imbróglio envolvendo eventual pagamento de royalties pelo sistema. Nogueira, por sua vez, diz que o novo atraso se deve a motivos de "segurança", sem especificar quais.

As emissoras já fazem testes internos com essas plataformas, mas para implementá-las têm de esperar as definições técnicas e o lançamento de conversores com o Ginga, que devem chegar às prateleiras com preço ainda mais salgado do que as caixinhas vendidas hoje –as mais baratas custam cerca de R$ 300. Quem já comprou o conversor precisará procurar outro, caso queira interagir com a programação.

Para Otto Klaus Spiess, gerente de Projetos e Vendas para América Latina da TechnoTrend, empresa da área de soluções tecnologia que trabalha com "set-top box", o mercado de TV digital estacionou na "zona de conforto".

"Se a interatividade for sinônimo de nova forma de receita, com certeza haverá um crescimento para ela. Mas, hoje, a visão é que seja apenas geradora de custos", diz.

A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007, com uma festa para políticos e radiodifusores na Sala São Paulo (centro). Cerca de um ano depois, 0,3% da população tem acesso ao sinal.

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