No primeiro ano, sinal digital chega para apenas 0,5% da população

Terceiro grande marco da história da televisão brasileira, depois de sua inauguração em 1950 e da TV em Cores, em 1972, a TV Digital completa um ano de vida no Brasil nesta terça-feira, 2. Até o momento, somente 0,5% da população tem acesso a essa tecnologia.

Apontada por especialistas como o pilar de uma nova transmissão, inteligente e mais próxima do telespectador, a ferramenta deve chegar apenas no próximo semestre às casas brasileiras, despedindo-se de 2008 com praticamente o mesmo grau de interatividade com que começou o ano. Isso conforme uma perspectiva otimista, feita por Roberto Franco, presidente do Fórum da TV Digital, órgão que congrega radiodifusores, indústria, academia e governo. "Considero que está próximo. Com certeza, chega no ano que vem", afirma Franco.

Carlos Fructuoso, que também integra o Fórum e é participante da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, acrescenta que "a penetração no Brasil está bem superior ao primeiro ano dos Estados Unidos". Vale lembrar que a transição do sistema analógico para o digital nos EUA deverá ser completa em fevereiro próximo, dois anos após o início oficial da implantação do novo padrão.

De acordo com estimativas da Eletros, associação que representa a indústria de eletrônicos, em 2008 foram vendidos 470 mil aparelhos aptos a receber o sinal digital – entre set-top boxes, televisores com conversor embutido, celulares e conversores portáteis. A cifra atinge cerca de 907 mil brasileiros, se considerarmos que cada televisor é usado por três a quatro pessoas da mesma casa. O número ainda é pequeno, já que em um universo de 183 milhões de habitantes, 94,8% dos domicílios no país possuem televisão (segundo projeção do IBGE em 2007).

Até hoje, apenas oito cidades inauguraram o sinal digital: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Salvador. Florianópolis já está em funcionamento pouco mais de um mês antes da previsão inicial, mas a inauguração em 26 de novembro foi adiada por conta das fortes chuvas em Santa Catarina.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *