MPF aciona Rede TV! e pede indenização por dano moral coletivo por cobertura do caso Eloá

O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou uma ação civil pública contra a Rede TV! por danos morais coletivos em função da exibição de entrevista com a adolescente Eloá Cristina de Oliveira e com o seqüestrador e ex-namorado da garota, Lindemberg Alves. O MPF pede uma indenização de R$ 1,5 milhão, equivalente a 1% do faturamento bruto anual da emissora, que deverá ser paga ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

A entrevista foi exibida durante o programa “A Tarde é Sua”, com apresentação de Sônia Abrão. Numa conversa ao vivo e outra gravada, a apresentadora conversou com a adolescente e o seqüestrador. Na ação, a procuradora Adriana da Silva Fernandes ressalta que a entrevista interferiu no rumo das negociações, dificultando a atividade policial e colocando em risco a vida da adolescente e dos demais envolvidos na operação.

Em nota, a Rede TV! disse que ainda não foi notificada da ação e que “defenderá sempre a liberdade de expressão e o não cerceamento do direito do jornalismo informar os telespectadores considerando, portanto, essa iniciativa do Ministério Público Federal, uma forma velada de censura”.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *