Hélio Costa quer isentar conversores de TV digital do PIS e Cofins

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, aventou a possibilidade de o governo federal abrir mão da cobrança dos PIS e do Cofins sobre os equipamentos receptores de TV digital, ou seja, televisores prontos para receber o sinal digital e também os conversores, que podem ser usado para adaptar as atuais TVs analógicas. Costa também está conversando com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir linhas de financiamento para a produção dos conversores.

As afirmações de Costa confirmam que, para o governo, o grande problema da implementação da TV digital no Brasil segue sendo o preço dos conversores. O conversor mais barato ofertado no mercado custa R$ 199.

As transmissões em sinal digital completam um ano nesta terça-feira (2) e as estimativas do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) são de que apenas 0,3% da população está, de fato, recebendo os sinais digitais. Para diversos especialistas, a TV digital enfrenta problemas devido tanto à tecnologia escolhida, o padrão japonês ISDB, quanto ao modelo de negócios escolhido pelas emissoras.

* Com informações da Agência Brasil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *