Tarso Genro suspende classificação indicativa durante período do horário de verão

Reproduzido da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo

O ministro da Justiça, Tarso Genro, cedeu às pressões das TVs e suspendeu parcialmente o cumprimento da classificação indicativa no Brasil durante a vigência do horário de verão, que começa neste sábado.

O ministro, entretanto, condicionou sua decisão à concordância do Ministério Público Federal (que tende a ser contra). Ou seja, em época eleitoral, Genro agradou às redes de TV e jogou eventual desgaste político para o MPF.

Se a decisão for mantida, afiliadas do Nordeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não terão mais que atrasar a exibição de programas impróprios para antes das 20h. As novelas das 21h da Globo e da Record (impróprias para antes das 20h), por exemplo, poderiam ser exibidas nesses Estados às 19h.

Genro deferiu solicitação da Abert, que representa Globo, SBT e Record. A entidade argumentou que horário de verão é diferente de fuso horário e que a portaria que instituiu a classificação indicativa as obriga a cumprir os fusos, mas não aborda o horário de verão.

As redes afirmaram ao ministro que respeitar integralmente a classificação indicativa durante o horário de verão geraria "dificuldades operacionais" e aumento de custos. A Globo, porém, já divulga em seu site uma grade para o Sudeste, outra para os Estados com uma hora a menos que Brasília e outra para os com duas horas a menos (AM, AC, RO e RR).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *