TV digital terrestre reduzirá uso de parabólicas, diz Globo

Para o diretor de engenharia da TV Globo, Fernando Bittencourt, o avanço da TV digital brasileira terrestre e sua programação em alta definição reduzirão, gradativamente, o uso de antenas parabólicas em banda C no País. "É algo de longo prazo. Precisamos ter paciência. Vai levar de cinco a dez anos", disse o executivo.

Para a emissora, isso será importante para reforçar seu modelo comercial, que obtém muita receita a partir da venda de espaço publicitário regional. Na transmissão via satélite não é possível segmentar regionalmente a venda de publicidade. É por isso, aliás, que a Globo não tem intenção de distribuir sua programação em HDTV via satélite aos milhões de parabólicas presentes em domicílios brasileiros. "Seria como dar um tiro no pé", disse Bittencourt.

Entre as operadoras de TV paga, há divergências quanto à decisão de transmitir ou não a programação em alta definição das TVs abertas. A Sky manterá a transmissão desses canais abertos em SDTV (standard definition) por entender que seu assinante poderá facilmente vê-los em HDTV com a transmissão das próprias emissoras. A Net, por outro lado, está decidida a transmitir por cabo toda a programação em HDTV das emissoras abertas brasileiras. "Queremos que nosso assinante use apenas um controle remoto", disse o diretor de produtos e serviços da Net, Márcio Carvalho.

TV aberta x TV paga

Bittencourt, da Globo, acredita que a transmissão de TV digital terrestre em alta definição pode vir a tomar mercado das TVs pagas. "A maior audiência da TV paga é a TV aberta. Muitas pessoas assinam TV paga para ter uma TV aberta de qualidade", afirmou o executivo. Com o advento da TV digital, ele espera que haja um impacto negativo no crescimento da TV por assinatura no País.

Obviamente, Sky e Net discordam. "A Sky é complementar aos canais abertos", disse o diretor de engeharia da empresa, Luis Otávio Marchezetti. "Do nosso lado, não vemos nenhum sinal de desaceleração. Além disso, não vendemos apenas TV, mas pacotes em triple play, que incluem TV e banda larga a preços baixos", respondeu Carvalho, da Net.

Bittencourt, Carvalho e Marchezetti participaram nesta sexta-feira, 3, do 8º Congresso Latino-americano de Satélites, evento organizado pela Converge Comunicações no Rio de Janeiro.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *