Google e HSBC apoiarão mega-projeto de inclusão digital

O Google e o HSBC, maior banco da Europa, vão apoiar um projeto que visa fornecer acesso à internet rápido e de alta velocidade à 3 bilhões de pessoas na África e em outros mercados emergentes.O gigante das buscas juntou forças com o banco e com a operadora de cabo Liberty Global para dar suporte a um grupo chamado O3b Networks, que pretende prover acesso à internet por satélite a essas pessoas.

O O3b Networks afirmou em comunicado que os satélites seriam construídos pela Thales Alenia Space e que estariam prontos para uso no final do 2010. O grupo quer dar cobertura à Ásia, à África, à América Latina e ao Oriente Médio.

O objetivo do projeto é oferecer performance de fibra óptica usando satélites em áreas onde esse tipo de tecnologia não é viável comercialmente ou fácil de instalar uma rede. O novo sistema, que se conectará a torres Wimax, celulares de terceira geração (3G) e redes centrais, deve reduzir os custos de banda larga para operadoras de telecomunicações e provedores de serviço de internet (da sigla em inglês ISPs).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *