Comissão de Funcionários divulga resultado de primeira reunião com diretores

Depois de tomar posse no dia 25 de agosto, a Comissão de Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação esteve reunida com a direção da empresa no último dia 29. A comissão é formada por 15 representantes dos diversos veículos da empresa, eleitos diretamente pelos funcionários.

Veja a nota divulgada na sexta-feira (5) pela comissão sobre os resultados da reunião:

Direção da EBC afirma que em setembro consultará os funcionários sobre a proposta de Plano de Cargos e Salários

A Comissão de Funcionários foi recebida pela Presidente da EBC Tereza Cruvinel e pelo Diretor Administrativo-Financeiro Delcimar Pires na última sexta-feira, dia 29.

Plano de Cargos e Salários

A Direção afirmou que na segunda quinzena de setembro realizará um evento aberto a participação de todos os funcionários para apresentar a proposta. Na última terça-feira (02/09) estava agendada a última reunião com o Ministério do Planejamento para discussão em torno da proposta que será encaminhada para os Sindicatos e funcionários. Segundo a presidente o documento que circulou internamente não é oficial. A partir do questionamento da comissão de que os atuais salários são excessivamente diferentes, a presidente afirmou que o novo Plano irá aproximar os salários dos funcionários da antiga Radiobras com o salário dos temporários contratados através da Medida Provisória aprovada, tendo como referência o valor pago pelo mercado. As promoções internas serão realizadas por "mérito e não por tempo de serviço", disse a presidente. A direção aceitou que 2 integrantes da Comissão de Funcionários, além dos sindicatos, acompanhem diretamente a definição do plano.

Para a Comissão de Funcionários a definição final do Plano de Cargos e Salários da nova empresa deve prever a participação efetiva dos funcionários que buscam há anos um plano que de fato seja justo, reconheça os serviços prestados de forma qualificada pelos empregados e justifique o interesse em permanecer na nova empresa. Além disso, um Plano de Cargos e Salários digno, em especial para os funcionários do quadro e não apenas para os temporários, é mais um incetivo para os profissionais que pretendem prestar os próximos concursos públicos.

FC's

A Direção afirmou que a partir da realização de novos concursos públicos os cargos FCs serão paulatinamente substituídos por cargos do quadro, conforme exigido pelo Ministério Publico, mas que futuramente, como em qualquer empresa, "existirão alguns cargos em comissão". Para a direção, os atuais FCs deverão participar do concurso público que está previsto para ter o processo iniciado após a aprovação do novo Plano de Cargos e Salários.

ACERP

Novamente a direção afirmou que os funcionários da Acerp não serão incorporados e que o Plano de Cargos e Salários que será negociado não contemplará esses profissionais, que deverão negociar diretamente com a direção da Acerp que possui um contrato com a EBC.

Plano de Demissão Incentivada

A Comissão de Funcionários, a partir da sugestão de alguns empregados, questionou a direção sobre a possibilidade da empresa realizar um PDI. Para a empresa a sugestão pode ser viável e interessante, e que por isso será analisada.

Eleição do Representante dos Funcionários no Conselho Curador

Segundo a Direção o edital será publicado nos próximos dias. A Comissão Eleitoral será formada por funcionários indicados pelas chefias de cada Diretoria, além de representantes dos Sindicatos. A eleição será realizada com urnas em todas os prédios da empresa, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão, permitindo a participação de todos os funcionários do quadro da EBC, excetuando então os funcionários com vínculo com a Acerp.

Manual de Redação da EBC

A Presidente disse que uma profissional foi contratada para coordenar a elaboração da proposta de manual de redação da nova empresa, mas que até o momento não há previsão de quando o processo de elaboração será aberto a participação dos funcionários. A Comissão de Funcionários entende que o manual de redação, com a definição objetiva dos critérios de produção é necessária para uma empresa pública de comunicação, facilitando assim o trabalho cotidiano dos profissionais, o acompanhamento da sociedade e o trabalho da recém-criada Ouvidoria Geral da empresa.

Comissão de Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação
05 de setembro de 2008”

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *