Anatel aprova ato de concentração entre a Telefônica e a TIM no Brasil

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, na última quarta-feira (27/8), o ato de concentração entre a Telefônica e a TIM, depois das operadoras controladas pelas duas companhias (Vivo e TIM) terem se comprometido a manter as operações locais independentes.

Agora, segundo reportagem da agência Reuters, o ato será encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), responsável por avaliar a transação de compra do controle da Telecom Italia em seu país de origem por um consórcio que tem a espanhola Telefônica como uma das sócias. Em outubro do ano passado, o conselho da agência aprovou, sob condições, a transferência de controle indireto da Telecom Italia para Telefônica, Assicurazioni Generali, Sintonia, Intesa Sanpaolo e Mediobanca – Banca di Credito Finanziario, sócias no consórcio Telco.

Com a transferência de 8,33% do controle acionário da Telecom Italia para a Telefônica, a TIM e a Vivo, caso fossem atuar em conjunto, atenderiam, aproximadamente, 53% da base de assinantes da telefonia celular no Brasil, segundo estimativa da Anatel.

Na época, foi imposto um conjunto de 28 restrições pela própria agência e as duas operadoras de celular concordaram com todas elas por meio da celebração de um novo acordo de acionistas. Entre os termos, estava a proibição de que a Telefônica indique representantes para a diretoria ou para o conselho de administração da TIM Brasil ou que Vivo e TIM atuem de forma conjunta na contratação de bens e serviços no país.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *