TV Brasil acusa Anatel de negligência em SP

Reproduzido da coluna Outro Canal da Folha de S. Paulo

Presidente da TV pública federal, a jornalista Tereza Cruvinel acusou ontem a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de “negligência”. Segundo Cruvinel, há quatro meses os transmissores e antenas da TV Brasil estão prontos para serem instalados em São Paulo, mas isso não ocorre porque a Anatel não consegue resolver um problema de interferência do sinal da TV pública numa rede de telefonia móvel.

As licenças da TV Brasil em São Paulo, nos canais 68 (digital) e 69 (analógico), ainda são provisórias. Ao fazer testes de transmissões no canal 69, a TV Brasil detectou que seu sinal causava interferências graves no serviço da Nextel.

“A responsabilidade [pelas interferências] é da Anatel”, diz Cruvinel. “A solução aventada pela Anatel seria trocar de canal, o que nos causaria um prejuízo de US$ 400 mil. Não aceitamos. A outra solução foi colocarmos filtros contra interferências. Mas os filtros da Nextel, segundo a Anatel, estão sempre em testes”, afirma.

“Achamos que há negligência. Talvez não houvesse tanta demora se fôssemos uma televisão comercial”, acusa. A TV Brasil pretendia estrear em São Paulo em 2 de dezembro, mas os transmissores atrasaram.

A Anatel informou que continua analisando os testes com filtros da Nextel e que estuda alternativas para o caso. A agência não se manifestou sobre a acusação de negligência.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *