Órgãos federais adotam protocolo em favor de padrão aberto de documentos eletrônicos

Um grupo de 11 órgãos e empresas ligadas ao governo federal assinou hoje (27/8) o Protocolo Público de Intenção de Adoção do Formato Aberto de Documentos (Protocolo Brasília). Com isso, assumem o compromisso de usar o padrão ODF – formatos de arquivos livres para aplicação de escritório –, fazendo a troca de documentos entre elas com esse formato. Além disso, devem compartilhar soluções em padrão aberto com todos os usuários.

A adesão ao protocolo significa um grande incentivo ao uso de software livre no país. De um lado, servirá para divulgar os padrões abertos e estimular o uso pelo público externo das entidades, por exemplo, os clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. De outro, a adoção dos formatos abertos vai resultar em investimentos destes órgãos no treinamento de seus funcionários e no desenvolvimento de soluções nestes padrões.

Assinaram o protocolo, além da Caixa e do o Banco do Brasil, o Serpro, a Dataprev, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto de Propriedade Intelectual (Inpi), o Instituto de Tecnologia Industrial (ITI), a Companhia de Abastecimento(Ceab), a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) e o Ministério das Relações Exteriores.

A assinatura foi realizada na abertura do Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi), organizado pelo Serpro em Brasília.

Com informações da Tele.Síntese

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *