TRE diz que Globo tem de entrevistar todos os candidatos à Prefeitura do Rio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu que a TV Globo deve realizar entrevistas diárias com os dez candidatos a prefeito do Rio de partidos com representação na Câmara Federal. O pedido de liminar foi feito por Paulo Ramos, do PDT, que pediu isonomia no tratamento aos candidatos.

“O sistema Globo pretende demonstrar quais os candidatos, na visão deles, que podem ganhar. Eles escolheram cinco nomes e eu não concordei”, diz Ramos.

O RJTV tinha programado entrevistas isoladas de 18/08 a 22/08 com os cinco melhores colocados nas pesquisas de opinião e os outros cinco em apenas um dia. A TV Globo foi notificada por fax para que realize, de 25/08 a 29/08, entrevistas de cinco minutos com os demais candidatos.

“A veiculação das idéias em igualdade de tempo atende ao interesse não só dos candidatos, mas, principalmente, dos eleitores, que poderão exercer o direito de voto de modo consciente”, considerou o juiz César Augusto Costa.

Caso não cumpra a decisão judicial, a TV Globo está sujeita à pena do artigo 56 da Lei 9504/97, que prevê a suspensão por 24h da programação da emissora, período em que deve informar a cada 15 minutos que se encontra fora do ar por ter desobedecido à lei eleitoral.

A Rede Globo informou que está recorrendo da decisão.

No dia 29/07, Ramos entrou com representação no TRE-RJ contra o Extra por publicação de reportagem com apenas sete candidatos. O TRE-RJ não acatou a ação e considerou o pedido "fora de propósito no plano jornalístico". Com a derrota na Justiça fluminense, Ramos afirmou, no início de agosto, que iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *