TV pública brasileira faz intercâmbio de conteúdo com TV angolana

Reproduzido do Portal Imprensa

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Televisão Pública de Angola assinaram um acordo, nesta sexta-feira (18), na cidade do Rio de Janeiro, para aumentar a disponibilidade de informações sobre a América Latina na África e ajudar a TV angolana a melhorar a qualidade de sua programação, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, João Bernardo Miranda.

A parceria permitirá ainda o intercâmbio de programas, apoio logístico a correspondentes e treinamento para as duas equipes. "O acordo permitirá aos produtores de programas de informação escolher o que é bom para um país como Angola – que tem uma boa porcentagem da população analfabeta – o que é de interesse sobre a cultura geral e quais tipos de programa permitem conhecer melhor o povo brasileiro", afirmou Miranda.

Tereza Cruvinel, presidente da EBC, disse que o acordo faz parte de uma iniciativa da empresa para aproximar culturalmente Brasil e África. "É o início de uma série de acordos de cooperação", disse. "Aproximar os dois continentes é um compromisso da EBC e uma dívida com a África".

Ela informou ainda que, em breve, a TV Brasil terá um correspondente em Angola e lembrou que a emissora já exibe um programa de documentários sobre a África.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, comentou a parceria, na manhã da última quinta-feira (17). "Temos que sair de uma relação, digamos, um pouco paternalista, para uma relação de igualdade, verdadeiramente estratégica", defendeu. "Angola não é mais aquele país que precisava da nossa assistência, da nossa cooperação por problemas de guerra civil ou outras questões", afirmou o ministro.

Com informações da Agência Brasil

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *