“Pra não ser chapa branca, TV Brasil acaba sendo ‘chapa preta'”, diz Helena Chagas

Na sala da diretora de jornalismo da TV Brasil, Helena Chagas, há um cantinho com flores, plantas, espada de São Jorge. Idéia de uma amiga, o espaço é contra o “mau-olhado”. Também pudera. Desde janeiro deste ano, quando assumiu a função, Helena é acusada de fazer jornalismo chapa branca. A diretora se defende: “Pra não ser chapa branca, a gente acaba sendo ‘chapa preta’”, disse nesta quinta-feira (04/07), em entrevista exclusiva ao Comunique-se, em Brasília.

A diretora explica que a tarefa de mostrar um jornalismo isento é tão árdua, que, muitas vezes, uma notícia é questionada se entrará no ar por causa desse rigor. “Nós nos questionamos o tempo todo”, afirmou.

O jornalismo da TV Brasil, contudo, enfrenta episódios reais como a acusação de Luiz Lobo, segundo a qual a chefe de telejornais, Jaqueline Paiva, teria alterado textos para privilegiar o governo, no caso dos cartões corporativos. Helena nega: “Não teria saído do jornalismo comercial para jornalismo de divulgação na TV pública”.

Modelo BBC

A TV Brasil busca o jornalismo da rede britânica BBC, mas se pauta por alguns valores: o serviço e a explicação. Informar o que vai mudar a vida do cidadão e aprofundar os temas do dia-a-dia são os nortes do jornalismo da TV Brasil.

“A emissora precisa despertar o interesse da população pelo o que acontece no Legislativo, no Executivo. Não ficamos em brigas políticas”, afirmou Helena.

Outro ponto do jornalismo é trazer um pouco do Brasil todo no ar, com a participação das TV filiadas. “Queremos um jornalismo com muitos sotaques”, disse.

No principal programa jornalístico da TV Brasil, o Repórter Brasil há um quadro chamado "Repórter Brasil Explica", no qual se explica ao público temas de interesse geral como: o que são as FARC ou o que são as commodities. O "Outro Olhar" tem a participação do público, que tem a possibilidade de emitir seus vídeos.

O Repórter Brasil é transmitido de segunda a sexta, às 8h, e de segunda a sábado, às 21h.

Novidades

Além do Repórter Brasil, a TV Brasil estreou dois novos programas: "Caminhos da Reportagem", com matérias especiais, todas as quintas, às 22h. O programa tem a parceria da BBC.

Outro destaque é o "De Lá para Cá", com Ancelmo Góis. O programa, que acontece todas as segundas, às 22h, traz especiais sobre a história.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *