Brasileirão fica com a Globo também na TV paga

A Rede Globo bateu o martelo por mais três pacotes envolvendo o Campeonato Brasileiro de Futebol na reunião desta terça-feira, 1, com o Clube dos 13. Além da aquisição dos direitos de transmissão da TV aberta, internet e uso da marca Clube dos 13 – noticiada em maio por M&M Online – a emissora assinou os pacotes de TV fechada, pay-per-view e direitos de marketing do Brasileirão para as temporadas de 2009-2011.

O pacote número 3, de TV fechada, foi adquirido pela SporTV no valor de R$ 50 milhões anuais. Já a Globosat desembolsará R$ 110 milhões para transmitir os jogos pelo sistema de pay-per-view (pacote 4) em 2009, sendo que em 2010 o valor sobe para R$ 125 milhões e, no último ano de contrato, as cifras chegam a R$ 135 milhões. No caso dos direitos de marketing – pacote 5, que dá direito ao uso das placas de publicidade -, o valor acordado foi de R$ 90 milhões a cada ano.

A reunião desta terça-feira contou com a presença do vice-presidente do Corinthians, Heleno Maluf, e do diretor de planejamento do São Paulo, Marcelo Portugal Gouveia. Contudo, os dois clubes também não assinaram a participação no acordo, assim como aconteceu nos pacotes anteriores. O São Paulo afirma que não assinou pois não participa das reuniões do Clube dos 13 há muito tempo. Outro clube dissidente no contrato é o Flamengo, que não enviou representante à reunião.

Agora, o Clube dos 13 enviará o documento para os dois clubes da primeira divisão tomarem conhecimento do acordo. O trio ainda estuda novos formatos para um outro tipo de contrato na comercialização dos pacotes, já que seu integrantes não concordam com alguns pontos do primeiro acordo que foi assinado com a Rede Globo, como a inclusão da internet no pacote da TV aberta.

Dos sete pacotes que participam da negociação, apenas direitos internacionais de TV e telefonia ainda estão em negociação. Segundo foi apurado pela reportagem do Meio&Mensagem, o valor oferecido pela TV Globo para os direitos internacionais de TV estão muito aquém do esperado e a cúpula do Clube dos 13 cogita não comercializar e, com isso, não transmitir o Brasileirão para o exterior.

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