Anatel atualiza Índice de Serviços de Telecomunicações

O conselho diretor da Anatel aprovou a atualização da estrutura de ponderação de preços associados ao Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). O IST é o indexador dos contratos de concessão da telefonia fixa e da Exploração Industrial de Linha Dedicada. A metodologia do índice, composto por uma cesta que representa as despesas das prestadoras, foi desenvolvida pela Anatel em parceria com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os próximos dois anos, a participação percentual de cada indicador na composição do IST será: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): 47,96%; Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC): 3,70%; Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M): 6,82%; Índices de Preços por Atacado – Oferta Global – Subgrupo máquinas e equipamentos industriais (IPA-OG/Máquinas): 32,46%; Índices de Preços por Atacado – Oferta Global – Subgrupo produtos de matérias plásticas (IPA-Plásticos): 0,72%; Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Combustíveis e Energia – Subgrupo Energia Elétrica Residencial (IPCA-EE): 2,81% ;Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI): 1,17%;Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI): 3,23%;Índice de preços ao Consumidor Amplo – Comunicações – Subgrupo Correios (IPCA-Correios): 1,13%.

Essa é a primeira atualização desde a criação do IST, em 2006, dentro do prazo previsto, que é a cada dois anos. A cada três anos, a Anatel deverá verificar a relevância das despesas e dos índices de preços utilizados, que poderão ser mudados nas revisões do IST.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *