Encontro em Buenos Aires estimula co-produções no Mercosul

O 1º Encontro dos Produtores do Mercosul reuniu em Buenos Aires, nos dias 21 e 22 de abril, produtores do campo audiovisual do mercado comum sul-americano que – com o objetivo de construir acordos de co-produção de longas metragens -, apresentaram a empresas interessadas projetos de filmes com potencial de realização conjunta.

A atividade foi organizada pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) e precedeu a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul e Estados Associados (Recam) que ocorre entre 23 e 24 de abril, também na capital da Argentina, já que o país exerce a a Presidência Pró-Tempore nas atividades de consolidação do audiovisual do Mercosul.

“O contato direto que os produtores aqui presentes mantêm durante o encontro tem muito a contribuir para a criação de novas associações entre nossas cinematografias”, discursou Silvio Da-Rin, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, na abertura do encontro. “A cada dia a co-produção torna-se um instrumento mais importante para aumentar o volume de filmes, intercambiar talentos e experiências técnicas e ampliar as oportunidades comerciais para nossos produtos audiovisuais”.

A Argentina possui larga experiência de associação com parceiros internacionais e hoje cerca de 50% de seus filmes de longa-metragem são co-produções, em geral com Espanha e Itália. No campo da distribuição, a Venezuela vem consolidando a Amazônia Films. E o Brasil tem aprimorado os mecanismos de incentivos fiscais e ampliado a rede de salas de exibição em sistema digital.

O projeto apresentado pelo cineasta Beto Brant e Renato Ciasca, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, é exemplo de como o Brasil ainda não tem tradição de co-produções. Sexto longa-metragem do diretor, é a primeira vez que Brant apresenta um filme para co-produção.

Argentina e Brasil participam das reuniões de co-produção do encontro com 12 projetos cada; Uruguai e Bolívia levaram três cada um e a Venezuela apresentou duas propostas de filmes. De acordo com Pedro Rosa, gerente internacional da Secretaria do Audiovisual, um dos destaques do encontro foi a participação do Paraguai com quatro projetos para longa metragem. O Paraguai é um país com pouca tradição cinematográfica: tem 26 telas de cinema em todo o país e em 2006, teve apenas duas estréias nacionais.

A participação dos produtores brasileiros ocorre por meio do programa setorial de exportação do audiovisual ‘Cinema do Brasil’, coordenado pelo Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e realizado em parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a Agência de Promoção e Exportações Brasileiras (Apex) e o SIAESP.

Recam

A Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul e Estados Associados (Recam) é uma das reuniões especializadas que compõem o Mercosul, juntamente com as que se dedicam ao Patrimônio, aos Museus, ao Livro e Leitura, aos Sistemas de Informação e às Culturas Populares.

Criada há pouco mais de quatro anos, tem demonstrado que o audiovisual representa o setor da área cultural com maior articulação no âmbito do Mercosul. Esta articulação começa a encontrar resultados práticos na livre circulação de bens e serviços, consolidação de informações sobre nossos mercados no Observatório do Mercosul Audiovisual e iniciativas visando a co-distribuição e a co-produção.

Na tarde do dia 22, terça-feira, a Secretaria Técnica da Recam apresentou o Fórum de Competitividade, uma instituição do Mercosul na qual são apontadas as vantagens competitivas de cada país do bloco, como por exemplo laboratórios na Argentina e iluminação no Brasil.
cias dos seus lindos lábios (Beto Brant/Renato Ciasca)

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