Conar suspende campanhas da Petrobrás sobre meio ambiente

O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) decidiu, na última quinta-feira (17), suspender a veiculação de duas campanhas publicitárias da Petrobras, informou o jornal Folha de S. Paulo. As propagandas em que a empresa destacava ações de preservação do meio ambiente foram consideradas enganosas.

A decisão decorre de ação movida pelos governos estaduais de São Paulo e de Minas Gerais, pela Prefeitura de São Paulo e por ONGs. Segundo as entidades, a Petrobras divulga em suas campanhas e anúncios publicitários um compromisso com a qualidade ambiental e com o desenvolvimento sustentável, mas suas ações não condizem com esta postura.

Elas criticam especificamente o fato da empresa manter no mercado um diesel extremamente poluente e com uma concentração de enxofre que afeta a saúde da população.

Marcelo Furtado, do Greenpeace, considera que a decisão do Conar estimula as empresas que querem fazer sustentabilidade com seriedade a continuarem.

Para Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, a decisão é histórica na área da responsabilidade social e vai criar jurisprudência. "A decisão indica que para se mostrar socialmente responsável a empresa precisa agir da mesma forma em relação a todos os seus públicos", diz.

O diesel distribuído pela Petrobras tem alta concentração de enxofre: são 500 ppm (partes por milhão) desse poluente nas regiões metropolitanas e 2.000 ppm no interior. Países da Europa têm 50 ppm e o Japão, 10 ppm, por exemplo.

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