Sindicato dos jornalistas da Rai exige maior autonomia política

A União Sindical dos Jornalistas da RAI (Usigrai), a rede de televisão estatal, afirmou, através de um comunicado, que o novo Parlamento deverá colocar como uma de suas prioridades "aprovar uma solução séria" que proporcione à RAI uma independência política definitiva. "É preciso colocar o mais rápido possível no centro da agenda política a questão da RAI, assim que a campanha eleitoral terminar", manifestou o comunicado.

"Os concursos públicos para jornalistas da RAI e as candidaturas para todos os cargos de alto escalão deverão se basear somente na carreira profissional dos jornalistas. A Usigrai está pedindo isso e considerará esse objetivo fundamental também nas tratativas contratuais. É a nossa contribuição à reforma e à renovação do Serviço Público Radiotelevisivo. Mas isso não é suficiente. O Parlamento deve assumir como prioridade aprovar uma solução séria e consensual para proporcionar independência política a uma empresa onde convivem grandes potenciais e grandes riscos", defendeu a Usigrai. "A Usigrai irá se preparar para obter uma resposta imediata, que não poderá ser rebatida", concluiu o comunicado.

Com relação à campanha eleitoral italiana, o diretor do telejornal Tg1 da RAI, Gianni Rotta, notou um "país cansado de política, chamado a votar duas vezes em menos de dois anos, com dúvidas pairando sobre a classe dirigente política, econômica e cultural diante das exigências impostas pelo mundo, isto é, de uma Itália moderna e competitiva". Riotta acredita que o povo quer um líder que leve a Itália a entrar no século XXI, "uma vez que ainda não chegamos lá".

Os italianos escolhem hoje e amanhã o novo premier do país – as últimas pesquisas divulgadas mostram vantagem para o candidato do Partido da Liberdade (PDL, de centro-direita), Silvio Berlusconi, que já assumiu o cargo em dois mandatos anteriores e que é proprietário de um império televisivo, Mediaset.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *