Deputado retira da pauta projeto sobre registro provisório para radialistas

O deputado Beto Mansur (PP-SP) anunciou nesta quinta-feira (10) que vai retirar da pauta da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, seu substitutivo ao PL 1337/03, que proíbe a concessão de registro provisório para o exercício da profissão de radialista.

O projeto foi debatido em audiência realizada nesta manhã, e Mansur decidiu que quer aprofundar a discussão. Ele disse que vai organizar um seminário para debater o assunto com os vários setores envolvidos.

Em seu substitutivo, o deputado concorda com a proposta de extinguir o registro provisório e amplia as atribuições da profissão de radialista, que ficariam autorizados a exercer atividades como a redação de notícias de rádio e televisão.

Mas ele discorda da posição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que se manifestou contrariamente ao projeto por considerar que ele transfere aos radialistas atividades e funções hoje atribuídas aos jornalistas de rádio e televisão.

Em resposta, Mansur afirmou que a realidade das emissoras do interior é diferente da das grandes capitais: "eu não acho que o repórter que faz a cobertura tenha que ser jornalista. Acho, inclusive, que poderia haver cursos superiores para as várias atividades desenvolvidas nas emissoras de rádio e televisão".

"Ninguém vai querer aprovar aqui uma legislação restritiva. Por que os jornalistas devem ter o monopólio dessa atividade?", indagou o deputado.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que sugeriu o debate, concordou com a realização do seminário. Ela disse que o projeto deve mirar o futuro. "Não podemos pensar só no hoje, principalmente pela dinâmica desse setor e da evolução tecnológica. Estamos falando da transmissão de idéias e de cultura."

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *