Google quer usar “espaço ocioso” das TVs para internet sem fio

O Google pretende empregar freqüências de TV dos Estados Unidos para fornecer acesso à internet sem fio em alta velocidade. Segundo a companhia, trata-se de "espaço ocioso". A empresa enviou uma carta aberta à agência reguladora do país na segunda-feira (24) informando que as freqüências representam uma "oportunidade única".

Na carta enviada ao FCC (Federal Communications Commission), a companhia de internet pede que o governo abra os espaços em branco como forma de difundir o acesso à internet por uma maior área.

"Diferentemente de outros recursos naturais, não há benefício em manter estes espaços sem utilização", afirma a- mensagem do Google.

No passado, as emissoras de TV já se colocaram contra à utilização das freqüências ociosas. O argumento era de que isto poderia causar interferências nos sinais das transmissões.

Porém, na carta, o Google afirma que pretende adotar uma série de tecnologias para prevenir que os sinais interfiram entre si.

Rick Whitt, do conselho de mídia e telecomunicações do Google em Washington, afirmou que o tipo de conexão sem fio proposto pode oferecer transmissões com velocidade de bilhões de bits por segundo –mais velozes do que os milhões de bits por segundo disponíveis na maioria das conexões em alta velocidade atuais.

As freqüências ociosas nos EUA devem se tornar disponíveis a partir de fevereiro de 2009, quando as transmissões de TV serão alteradas dos sinais analógicos para sinais digitais. Segundo Whitt, a expectativa é que o Google possa fornecer conexão sem fio por estas freqüências até o fim do ano que vem.

A empresa também vê as freqüências ociosas de TV como um local natural para operar seus novos celulares e serviços sem fio baseados na plataforma Android. A maior parte das fabricantes planejam usar a tecnologia do Google para projetar telefones com acesso à internet.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *