Banda larga chega a 76% das escolas de Porto Alegre

Através da infovia Procempa – Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre – 71 escolas das 93 escolas da cidade de Porto Alegre já desfrutam de acesso banda larga. Na última sexta-feira, 14/03, mais três escolas da prefeitura foram interligadas à Infovia Procempa – rede de fibras ópticas com 355 km de extensão – através da conexão em banda larga wireless (sem fio) da Companhia.

Passaram a fazer parte da Infovia, as escolas municipais de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Presidente Vargas, e também a de ensino infantil, Érico Veríssimo, localizadas no bairro Porto Seco.

Agora, o acesso à Internet de alta velocidade da Procempa está presente em 71 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Smed), abrangendo o percentual de 76% das 93 escolas que formam a rede municipal de ensino.

Para a vice-diretora da EMEF Grande Oriente, Jaqueline Riedi Souza, a interligação das escolas à Infovia via redes wireless tem como principal benefício a inclusão digital dos alunos do sistema público da Capital.

"A medida gera, ainda, agilidade no processo educativo. Pelo rápido acesso à Internet viabilizado poderemos incluir nos currículos do ensino fundamental programas de ensino à distância", declara. O acesso banda larga à Internet integra o projeto Wireless Educação, que recebeu em 2007 o investimento de R$ 2,8 milhões.

Com a conclusão do projeto, a economia anual na rede escolar será de R$ 1 milhão, através da redução de gastos com transmissão de dados  corporativos, telefonia e conexão à Internet. A finalização do Wireless Educação estenderá a infra-estrutura de redes sem fio a todo o território de Porto Alegre.

Telefonia VoIP

Todas as escolas municipais conectadas à Infovia passaram a utilizar a Rede Digital de Telefonia Municipal (RDTM) por meio da tecnologia VoIP, que promove a transmissão de voz pela rede de dados, acarretando significativa diminuição de despesas com chamadas telefônicas.

Isso porque a rede de dados não está sujeita à tarifação das ligações da telefonia convencional, calculada em função de distâncias e horários de uso estabelecidos pelas operadoras. Para a vice-diretora da EMEI Érico Veríssimo, Joseane Jobim Paniz, a adoção da telefonia VoIP facilitará o trabalho administrativo da escola e os contatos diários com a Smed. "Só tínhamos uma linha de telefone. Agora teremos três", comemora.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *