Governo negocia preço com varejistas e quer popularizar antena UHF

A reunião do Fórum da TV digital realizada hoje-  fórum esse que reúne o governo, os fabricantes, a academia e os radiodifusores – decidiu tomar medidas para popularizar a antena UHF, imprescindível para que o telespectador possa receber os sinais digitais. Ficou decidido também que o governo começará a negociar  com a rede varejista o preço de venda dos conversores (setopbox) para que seja liberado o financiamento para a aquisição dos equipamentos, nos moldes do programa Computador para Todos.

Segundo fontes que participaram da reunião, constatou-se que há pouca informação sobre a necessidade de se adquirir a antena UHF – e não apenas o setopbox- para a recepção dos sinais abertos digitais.  Sem essa antena, o telespectador não consegue “pegar” a imagem. “As antenas são baratas, custam de R$ 12,00 a R$ 30,00 e há mais de 30 fabricantes no país. Precisamos apenas disseminar a necessidade do uso dessas antenas”, afirmou a fonte.

Comércio

A fabricação dos conversores está restrita à Zona Franca de Manaus e cerca de 13 empresas prometem fabricá-los.  Elas poderão usufruir dos incentivos ficais concedidos na região, semelhantes ao da lei de informática. Mas, para estimular a sua massificação, o governo pretende criar linhas de financiamento para os varejistas. Antes, porém, o governo quer discutir os preços máximos que serão cobrados pelos conversores, com e sem a interatividade.

Depois que o Brasil fechou o acordo com a Sun para não pagar royalties sobre o seu middleware Ginga, hoje, a entidade de radiodifusores européia anunciou que também estava abandonando a versão que previa esse pagamento.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *