Fórum da TV digital terá representante do varejo

As dificuldades do consumidor para conseguir se informar corretamente sobre as características técnicas dos equipamentos para recepção dos sinais digitais de televisão foram constatadas pelo Fórum da TV Digital, que decidiu unir-se ao varejo para minimizar o problema. Na reunião realizada nesta quarta-feira, 12, com o Comitê de Desenvolvimento de TV Digital, o grupo decidiu incluir um representante do comércio varejista como membro definitivo do fórum, tentando assim, reduzir os problemas de informação sobre a nova tecnologia.
A vaga será ocupada por um indicado de alguma associação ou federação que congregue os grandes varejistas do País, segundo fontes que participam do fórum. A expectativa é que, na próxima reunião – marcada para segunda-feira, 17, em São Paulo – já conte com a participação de um representante do comércio. O grupo acredita que questões simples podem ser resolvidas com um diálogo melhor com os donos de empresas varejistas.

Um exemplo comum da desinformação dos clientes, e que nem sempre é esclarecido no momento da compra, é que as TVs digitais e os conversores só funcionam se estiverem conectados às antenas UHF. Outra falha recorrente é anunciar produtos como full HD, mas que possuem configurações abaixo da definição do mercado. A idéia é que a campanha de informação do comércio se estenda por todo o País, independentemente se o sistema digital já está habilitado no estado.

Velha receita

A aproximação do grupo técnico – atualmente composto por representantes do governo, dos fabricantes, dos radiodifusores e das universidades – com o varejo também terá desdobramentos sobre o preço final dos equipamentos. O governo reiterou a intenção de criar um modelo de parceria com o comércio nos moldes do bem-sucedido “Computador Para Todos”. Tal qual o projeto de popularização dos computadores, o governo se comprometeu a criar um plano de redução da carga tributária que incide hoje nos televisores e set-top boxes com a intenção de alavancar as vendas dos produtos. –

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *