Canais pagos exibem sexo e violência às 7h da manhã

Atenção senhores pais: aquele canal de TV paga a que toda a sua família tem acesso pode neste momento estar exibindo um filme com cenas fortes de sexo, violência e drogas.

Levantamento feito pela Folha revela que pelo menos 45 filmes impróprios para menores de 16 e 18 anos foram e/ou serão transmitidos entre 6h e 22h ao longo deste mês. Na TV aberta, títulos não recomendados para menores de 16 anos só podem ir ao ar após as 22h. A TV paga não é obrigada a cumprir essa norma, mas tem de informar a classificação. O levantamento foi feito sobre a lista de 2.121 filmes do guia da Net neste mês.

Entre os 45 filmes inadequados antes das 22h, não há nenhum pornô. Quase todos são dramas, comédias e thrillers com forte conteúdo sexual ou violência. Descuidos como "Com o Pé na Estrada", em que três rapazes "vivem hilárias situações com duas lindas caronistas". Impróprio para menores de 18, passou no Telecine Premium às 6h35 do dia 18. É o caso também do nacional "Ódiquê", com cenas de consumo de drogas, apresentado pelo Canal Brasil às 13h30 do dia 17.

Os canais Telecine (incluindo o Pipoca) lideram, com 37 títulos. O Canal Brasil teve três filmes impróprios entre 6h e 22h e o Cinemax, dois. Max Prime, Fox e FX tiveram um cada.

Em nota, a Rede Telecine informou que "segue todas as regulamentações para a TV por assinatura" e que faz "avaliações internas com critério conservador". "Isso acontece em especial com o Telecine Pipoca, que não é um canal infantil, mas tem um perfil de público mais jovem. O Telecine faz uma análise prévia para evitar que uma produção imprópria seja exibida em um horário diurno. Por estar em um pacote premium, não editamos nossos filmes e oferecemos ao assinante opções de horário. A Rede Telecine vai rever a classificação e horário de exibição dos filmes citados e lembra ainda que há opção de bloqueio de canais".

Os canais Fox e FX informaram que os dois filmes foram "casos isolados". Procurados, Canal Brasil, Cinemax e Max Prime não se manifestaram.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *