Leis na Inglaterra podem levar ao ‘roubo’ de Wi-Fi

Segundo o site inglês ITPro, uma das propostas coloca a responsabilidade sobre o provedor de acesso, que deverá notificar usuários que estejam baixando arquivos piratas, suspendê-los em caso de reincidência ou até mesmo bani-los do serviço caso a prática persista. Os provedores que não cumprirem a determinação estarão sujeitos a ações judiciais.

A preocupação, todavia, é que, caso a legislação entre em vigor, os piratas apostarão em outros métodos, entre eles o acesso ilegal a redes sem fio desprotegidas, os "caronas" de conexão, prática que permitiria o download anônimo, deixando a responsabilidade aos proprietários da rede.

Cada vez mais empresas e estabelecimentos comerciais disponibilizam internet sem fio gratuita para seus convidados ou clientes, o que poderá trazer dores de cabeça aos administradores futuramente.

"A pressão está sendo colocada para que os provedores tomem uma atitude, mas um ponto de acesso Wi-Fi aberto pode significar que seja você o desconectado da internet enquanto seu vizinho está assistindo tranqüilamente o blockbuster de Hollywood que roubou graças à sua conexão à internet", explicou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da firma de segurança Sophos.

Recentemente uma pesquisa da Sophos revelou que de 560 entrevistados antes do Natal de 2007, 54% já haviam 'roubado' conexão Wi-Fi.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *