Toshiba estuda retirar HD DVD do mercado

A fabricante Toshiba deve retirar do mercado seu formato de última geração de DVDs, HD DVD, que praticamente perdeu a disputa contra o formato Blu-ray, da Sony. O comunicado oficial da empresa é esperado ainda esta semana. A competição pela alta definição foi selada com o apoio das distribuidoras americanas, Wal Mart e Best Buy, ao formato de DVD da Sony, anunciado em janeiro deste ano. A batalha começou a ter visibilidade em 2007, quando os grandes estúdios cinematográficos, como Warner Brothers e 20th Century Fox, passaram a licenciar filmes em alta definição apenas no formato Blu-ray.

Para continuar na disputa, a Toshiba prometeu, no início deste ano, reduzir entre 40% e 50% os preços de seus leitores HD DVD, que registraram vendas recordes no quarto trimestre de 2007, na América do Norte. O lançamento do formato da Sony foi feito em 2003, enquanto o da Toshiba foi em 2006. Contudo, os fabricantes iniciaram a disputa ao impedirem que suas reproduções fossem compatíveis entre si. O Blu-ray possui uma capacidade de 27 GB, frente aos 20 GB do HD DVD, no entanto a produção deste último é mais barata para os fabricantes.

A vitória da Sony equivale a uma revanche após a fabricante ter perdido a disputa, na década de 1980, pelo padrão de reprodução para videocassetes. O sistema Betamax, da Sony, foi superado pelo VHS, da Toshiba, que liderou as vendas neste padrão nas décadas seguintes, até ser substituído pelo DVD.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *