Exclusividade do futebol na Globo é bom e ruim, diz governo

Ficará pronto em março o relatório da Secretaria de Direito Econômico (SDE) concluindo as investigações de supostas práticas anticoncorrenciais por parte da Globo e do Clube dos 13 nas negociações do Campeonato Brasileiro na TV.

A informação é de Mariana Tavares de Araújo, secretária de direito econômico. À Folha ela falou pela primeira vez sobre o caso: "As práticas da Globo e do Clube dos 13 são tanto boas quanto ruins, mas não são ilegais. A exclusividade tem valor e isso significa mais dinheiro para o Clube dos 13 e melhor saúde financeira para os clubes, o que é bom para o consumidor. Por outro lado, é ruim para o consumidor, que só vê os jogos em um canal aberto".

A declaração indica para um parecer ambíguo, mas suficientemente negativo para a Globo, tanto que Mariana Tavares de Araújo já prevê ação contra ela. O relatório, a ser enviado ao (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que julgará o caso, poderá prejudicar a negociação da Globo para o Brasileirão a partir de 2009.

A secretária nega que tenha sido pressionada para reabrir as investigações. "O presidente Lula nunca me perguntou desse caso, e não me reuni com nenhum deputado ligado à Igreja Universal", diz. Ela afirma também que o processo "nunca parou". Segundo Araújo, a SDE não enviou ofícios às TVs entre 2004 e 2006 porque "estava estudando outros países".

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *