Grupo de comunicação catarinense troca SBT pela Record

A família Petrelli inicia o ano de 2008 com grandes mudanças em seus veículos no Estado de Santa Catarina. Na última sexta-feira (1/2), a Rede Santa Catarina de Comunicação (Rede SC) passou a se chamar Rede Independência de Comunicação (RIC), o mesmo nome que o grupo da família utiliza no Paraná há 20 anos.

Com a união das duas redes em uma mesma marca, a RIC tornou-se um dos maiores grupos de comunicação regional do País, com dez emissoras de TV, três de rádio, cinco portais de internet e dois jornais diários.

Ainda assim, a programação dos canais do grupo também mudou: o SBT deu lugar à Record e, segundo os dirigentes, as alterações foram motivadas pelo desejo constante de o grupo se manter entre os líderes de audiência.

Segundo o Ibope, em 2007, a Record atingiu o segundo lugar na média nacional de audiência, posto que um dia já foi do SBT, e a família Petrelli quis seguir a tendência de liderança. "Queremos ser a maior audiência regional da Record de todo o País", afirma Marcello Petrelli, vice-presidente executivo da RIC Santa Catarina.

Já no Paraná, o grupo de comunicação da família retransmite a Record há 12 anos sob o nome de RIC. "Aproveitamos o desejo de mudar de canal para unir o grupo da família em uma só marca e assim fortalecer a representatividade dos nossos veículos", declara Marcello.

Com a passagem do SBT para a Record, a empresa ampliou sua área de cobertura no Estado, pois ganhou outras duas emissoras: uma em Xanxerê, que reforçará a cobertura do canal nas cidades de Joaçaba e Caçador, e uma em Florianópolis, que será utilizada para retransmitir a Record News, primeiro canal dedicado a notícias na televisão aberta do Brasil para Santa Catarina.

"Quando a Record nos procurou para que transmitíssemos o seu sinal também em Santa Catarina nos mostrou os benefícios de se mudar de geradora. A Record está em segundo lugar na audiência e quer estar em primeiro. O mesmo acontece agora com a RIC em Santa Catarina", afirma Mário Petrelli, presidente da empresa. 

O investimento total para o negócio gira em torno de R$ 5,5 milhões. A empresa passa a possuir cerca de 950 funcionários, com 550 em Santa Catarina e 400 no Paraná. Até o final do ano, a RIC pretende crescer 35%. A estimativa é dobrar os lucros até o fim de 2010.

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