Ministério da Cultura aposta em novas mídias e co-produções

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura está de olho nas novas mídias e nas novas modalidades de produção audiovisual, conforme explica o novo secretário da pasta, Silvio Da-Rin, em entrevista à revista Tela Viva que circula neste mês de fevereiro. "Nós criamos uma coordenação geral de TV e novas mídias, que vai cuidar de programas como o DocTV e o DocTV IB, mas vai cuidar também de um novo edital de projetos de jogos eletrônicos, aprimorando o edital anterior", diz o secretário. "Estamos pensando também em alguma coisa para a telefonia móvel. Queremos fomentar a produção de audiovisual brasileiro para a telefonia móvel", completa.

Fomento

A nova versão do Documenta Brasil deve contar com 12 documentários, "três vezes mais que a edição anterior", diz Da-Rin. O secretário diz que ainda está em negociação com as redes, portanto não pode afirmar com certeza qual será a parceira no projeto. Contudo, conforme apurou e noticiou Tela Viva News em janeiro deste ano, o mais provável é que aconteça com a Record, com o nome "Janela Brasil". "O projeto será na forma de patrocínio. Esperamos que a Petrobrás nos acompanhe novamente este ano", afirma o secretário.

Co-produções

Apesar do sucesso dos projetos exportadores Cinema do Brasil e Brazillian TV Producers, Da-Rin acredita que há espaço para explorar ainda mais o mercado internacional. "O Brasil evoluiu pouco nas co-produções internacionais, se comparado a outras cinematografias de porte semelhante, como Argentina e México", diz. Deve haver um seminário no segundo semestre deste ano, além de um trabalho para divulgar os acordos bilaterais que o Brasil mantém com diversos países.

Infra-estrutura

O CTAV, Centro Técnico Audiovisual, passa, agora sob a batuta de Gustavo Dahl, por reformulações. Conforme explica Silvio Da-Rin, está em construção um novo prédio para o centro, além de unidades em Manaus (AM), Niterói (RJ) e Cataguases (MG), que se somarão às outras 12. "É o CTAV que vai cuidar de uma política de regionalização da produção através dos núcleos de produção digital em várias cidades do Brasil", diz.

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