Contratos em fevereiro levarão telefonia móvel a mais 1,8 mil municípios

Brasília – Em fevereiro, depois do Carnaval, serão assinados os contratos das faixas de freqüência de telefonia móvel licitadas em dezembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A partir das assinaturas dos contratos, as empresas terão prazo de dois anos para levar cobertura de celular a 1.836 municípios que ainda não possuem o serviço. São cidades com menos de 30 mil habitantes, onde vivem cerca de 17 milhões de pessoas.

Na sexta-feira passada (11), a Anatel realizou a distribuição desses municípios entre as prestadoras do serviço vencedoras da licitação. Para amanhã (18) está prevista a distribuição para cobertura de terceira geração (que permite o uso do serviço de  banda larga móvel) das 2.740 cidades que correspondem a 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes. O serviço deverá estar implantado em oito anos.

O gerente de regulamentações da Anatel, Bruno Ramos, explicou que para essa cobertura serão atendidas primeiro as capitais e as cidades com maior número de habitantes. “No primeiro ano, a operadora que venceu a licitação tem que atender 50% da capitais e das cidades acima de 500 mil habitantes. Até o quinto ano, ela cobre todas as cidades acima de 100 mil habitantes. Do sexto ao oitavo ano, ela terá que cobrir as cidades com 30 mil a 100 mil habitantes,” explicou.

Os preços dos serviços, segundo o gerente, não deverão ser aumentados: "É impossível subir tarifa com o nível de competição que temos hoje no Brasil. A Anatel conseguiu colocar quatro competidores por área geográfica. E o valor cobrado deve ser igual em cada cidade, independentemente do tamanho."

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *