Estudo da Andi evidencia os problemas na cobertura de mudanças climáticas

Mudanças climáticas ganham um espaço cada vez maior na mídia. Falta só incluir as causas e possíveis soluções. Esta é a idéia transmitida pela pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira, produzida pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Foram analisados 997 textos de 50 jornais, entre julho de 2005 e julho de 2007. Há um crescimento na periodicidade em que o tema apareceu nas páginas: nos primeiros meses, a média era de um texto publicado a cada cinco dias. No último ano, o índice atingiu um a cada dois dias.

A incidência foi maior nos jornais de influência nacional analisados – Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense – e nos diários econômicos – Valor e Gazeta Mercantil –, que contribuíram, na média individual, com 5,95% dos textos. Entre os 44 veículos regionais, a média individual foi de 1,46%. De positivo, foi salientada uma grande variedade de fontes.

Alguns eventos acentuaram a presença do tema nos jornais, como os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o documentário de Al Gore, “Uma Verdade Inconveniente”, bem como o Nobel da Paz do ex-presidente dos EUA. Mas somente 1/3 dos textos traz as razões ou estratégias de enfrentamento. E só 1,1% dos textos definem o que são mudanças do clima.

Políticas públicas

Outro ponto criticado pelo estudo é a ausência de críticas ou análises de políticas públicas. Apenas 3% ressaltam a responsabilidade do governo, enquanto 0,9% apontam a do setor privado e 0,25%, a sociedade em geral. Nos enfoques, a perspectiva ambiental domina, sendo escolhida em 35,8% dos textos. Em seguida, o ponto de vista econômico, com 19,7%.

Os autores ressaltam a grande quantidade de material opinativo – 26,7% dos textos são artigos, editoriais, colunas e entrevistas – e concluem que a ausência de causas e conseqüências pode ser convertida em oportunidade. Em 2008, o governo começa a elaboração de um Plano Nacional de Mudanças Climáticas, o que pode manter o tema na mídia de forma mais aprofundada.

O estudo estará disponível no site da Andi a partir de terça-feira (15/01).

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *