Conselho da EBC vai criar corregedoria e implementar consulta popular

Em um encontro longo, que durou toda a tarde de sexta-feira (14/12), o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi empossado, e elegeu por aclamação o economista Luiz Gonzaga Belluzzo como presidente. O conselho definiu que criará uma corregedoria, e já agendou para as próximas reuniões a aprovação do regimento e discussão do mecanismo de consulta popular para substituição dos membros.

“Não vamos administrar nem interferir. Vamos zelar. Não quero conselho meramente formal, de ‘abóboras’. Quero que participe e seja ativo”, disse Belluzzo, informando que será criado um código de conduta que pautará a corregedoria. “Ser parcial a favor do governo é falta grave”, avisou.

Belluzzo, que declinou convite para presidir a EBC – “Não tenho intenção de ocupar cargo público. Já tive essa experiência. Deixo para os mais jovens” –, acredita que a indicação dos primeiros membros pelo presidente da República é legítima, mas o grupo discutirá na próxima reunião, em 15/01, a consulta popular.

O conselho se reunirá a cada dois meses, e poderá ser convocado pelo presidente ou por um pedido de 2/3 dos membros. Seus integrantes serão remunerados. “Mas deixamos isso aberto. Alguns vão recusar o geton, sendo pagas somente as despesas de deslocamento e hospedagem”, afirmou Belluzzo, um dos que recusaram.

As informações são de Marcelo Tavela, do Comunique-se.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *