Parceria entre governo do Rio e Ancine visa atrair empresas de audiovisual

Rio de Janeiro – A Secretaria Estadual de Cultura do Rio firmou hoje (12) uma parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), ligada ao Ministério da Cultura, para estimular as produções audiovisuais locais. O setor, conforme a secretaria, movimenta no estado cerca de R$ 9 bilhões por ano.

Segundo o coordenador do projeto, o subsecretário cultural Carlos Guimarães, atualmente o Rio é o maior produtor do setor audiovisual, concentrando cerca de 60% do total das produções brasileiras.

'As produtoras do Rio precisam ser mais bem equipadas, pois estamos perdendo terreno para São Paulo, principalmente nas produções voltadas ao mercado publicitário. Então a gente precisa de ações que desonerem a carga tributária para incentivar outras empresas a virem para cá e para que as empresas que já estão aqui se fortaleçam com recursos'.

A idéia do convênio também é permitir a troca de experiências, de informações e de tipos de tecnologia entre os profissionais da Ancine e do setor cultural fluminense.

O acordo prevê, ainda, a criação de um grupo de trabalho com oito profissionais do setor, entre cineastas, produtores e distribuidores. Eles vão elaborar um plano que deve ser apresentado à secretaria em março de 2008.

Hoje, as produções audiovisuais no Rio têm a Lei do ICMS, que garante a isenção de uma porcentagem do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), recolhido pelos governos estaduais, às empresas que patrocinarem projetos no setor. No ano passado, a lei garantiu cerca de R$ 3 milhões para a área.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *