Ministério da Justiça reclassifica novela da Globo para após às 21h

O Ministério da Justiça recusou a argumentação da Rede Globo e reclassificou a novela “Duas Caras” para as 21h. A decisão foi motivada, sobretudo, pelas recorrentes cenas de apelo sexual da personagem Alzira, interpretada pela atriz Flávia Alessandra e insinuações de topless da personagem Débora, interpretada pela atriz Juliana Knust. A novela hoje é classificada pela própria emissora para as 20h – imprópria para menores de 12 anos –, mas nas regiões Norte e Nordeste, por conta do fuso horário e por não haver horário de verão, “Duas Caras” pode ser exibida até às 17h, no caso do Acre.

A decisão do MJ implica que a novela de Aguinaldo Silva deve ser classificada como imprópria para menores de 14 anos. Em sua defesa, a Rede Globo expressou desdém pela tentativa de reclassificação ao utilizar argumentos extravagantes como “a novela vai ao encontro da moda internacional do ‘pole dancing’, uma dança onde a mulher, de salto alto e roupa sensual, faz acrobacias em uma barra vertical”. João Brant, coordenador do Intervozes, manifestou indignação com o texto. "O argumento da Globo é patético. Eles estão tratando o Ministério da Justiça e a população como idiotas", afirmou.

O MJ já recebeu 21 reclamações por conta das cenas de Alzira, e outras 13 direcionadas pela Câmara dos Deputados. Para o Ministério, haveria subsídios até para reclassificar “Duas Caras” para as 22h, o que ainda pode acontecer, caso a Rede Globo decida manter a abordagem apelativa da novela. “Há cenas que poderiam ser proibidas até para menores de 16 anos, mas como o ministério avalia o conteúdo geral da novela, decidiu classificá-la como proibida para menores de 14”, afirmou a assessoria do ministério.

A Globo tem agora cinco dias para acatar a decisão do MJ. Caso não aceite, o Ministério Público assume o caso com o poder de processar a emissora. Até janeiro deve ser analisada a mudança de horário para as 22h.

* Com informações de O Dia Online

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *