Veiculação pela TV Brasil de publicidade da Vale do Rio Doce gera polêmica

A TV Brasil inaugurou simbolicamente suas atividades no último dia 2 de dezembro, e já começa a criar polêmica. Em desacordo com o texto da Medida Provisória 398/07, a nova emissora tem veiculado campanha publicitária da Companhia Vale do Rio Doce, privatizada em 1997, onde a empresa anuncia a mudança da sua marca para “Vale”. A MP restringe a veiculação de publicidade institucional de empresas privadas, admitindo-a apenas a título de apoio cultural ou quando "voltada a programas, eventos e projetos de utilidade pública, de promoção da cidadania, de responsabilidade social ou ambiental".

A presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Tereza Cruvinel, justificou a veiculação da campanha da Vale afirmando que o anúncio pode ser considerado de “utilidade pública” e até de “responsabilidade social”. A assessoria de imprensa da empresa segue na mesma direção ao afirmar a publicidade na TV Brasil como um projeto de “sustentabilidade sócio-ambiental” da empresa.

Nos últimos meses, a Vale teve sua privatização questionada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, que promoveram um plebiscito popular onde quase quatro milhões de pessoas se posicionaram a favor da reestatização. Na peça publicitária, a Vale tenta afirmar sua “brasilidade” e importância no cenário internacional, apesar de ser comandada por grandes grupos empresariais, inclusive estrangeiros. O valor do contrato entre a EBC e a Vale não foi divulgado.

Com informações da Folha de S. Paulo.

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