Governo federal fecha 2007 com queda nos investimentos em mídia

Pela primeira vez, desde o início do primeiro mandato do presidente Lula, o governo federal deve fechar o ano com um investimento em mídia menor que o do exercício anterior. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) estima que, em 2007, a publicidade estatal irá contabilizar pouco mais de R$ 800 milhões em compra de espaços publicitários, o que representaria queda de 25% em relação à 2006. Esse total não inclui publicidade legal, verbas de produção e patrocínios – o que pode fazer com que o investimento total em comunicação ultrapasse a casa do R$ 1,6 bilhão.

No que diz respeito à compra de mídia, que permite um comparativo histórico a partir dos dados do Instituto para Acompanhamento da Publicidade (IAP), a última queda ocorreu justamente na comparação do primeiro ano de mandato de Lula com o último de Fernando Henrique Cardoso (queda de 12% dos R$ 761 milhões de 2002 para os R$ 668 milhões de 2003). Desde então, iniciou-se uma trajetória ascendente: R$ 956 milhões, em 2004; R$ 966 milhões em 2005; culminando com o recorde do ano passado, quando o investimento em mídia do governo federal ultrapassou a barreira do R$ 1 bilhão.

As informações são do Coletiva.net

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