Brasil conta com mais de 1,5 mil provedores de acesso banda larga

O Brasil tem 1.761 pequenos provedores de acesso banda larga à Internet. Essa é a conclusão  de um levantamento preliminar realizado pelas cinco associações dos pequenos provedores, que congrega a Abrappit (Associação Brasileira de Pequenos Provedores da Internet e Telecomunicações); a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviço e Informações de Rede Internet); a Abramult (Associação Brasileira das Prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia); a Global Info (Associação de Provedores de Acesso a Internet); e a Internet Sul (Associação Riograndense dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet).

De acordo com o levantamento, os pequenos provedores estão presentes em 74,2% dos municípios brasileiros que aglutinam  90,7% da população.  Eles afirmam serem responsáveis pela oferta de acessos banda larga em regiões onde não chegam as grandes operadoras de telecomunicações. A tecnologia utilizada é em geral wireless.

Ricardo Sanches, presidente da Abrappit, ressaltou que esse levantamento é o início de um trabalho para justificar junto ao Minicom o pleito de oferecer banda larga em projetos do Governo Federal na última milha. Segundo ele, todas as vezes que reivindicou do órgão chances iguais com a teles nesses projetos, tinha como resposta que não era possível atendê-lo sem saber quem são esses pequenos provedores e onde atuam. “Agora com esses dados nós temos condições de atender o projeto de inclusão digital para as escolas”, afirmou.

Atualmente existem dois projetos do Governo que tratam de inclusão digital e que podem permitir que os pequenos provedores ofereçam o serviço na última milha. Um deles é a licitação do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) e outro serviço seria o da substituição de 8.461 Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) por backhauls com infra-estrutura de banda larga em todos os municípios brasileiros. 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *