Mostra do Cinema Negro homenageia artistas que difundem cultura afro-descendente

Brasília – A solenidade de entrega das estatuetas aos artistas homenageados na 4ª Mostra Internacional do Cinema Negro será realizada hoje (20), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa da solenidade.

As exibições dos filmes começam na quarta-feira (28) e terminam em 2 de dezembro. Segundo o Ministério da Cultura, o evento integra o calendário oficial da Cinemateca Brasileira, no mês da Consciência Negra, e visa à valorização da cultura dos afro-descendentes no Brasil.

O homenageado especial deste ano é o ator, teatrólogo, escultor e ativista do Movimento Negro, Abdias do Nascimento. Durante a cerimônia de entrega dos troféus, sua participação na defesa da cultura da comunidade negra no Brasil será destacada com a exibição do curta-metragem Abdias do Nascimento 90 Anos – Memória Viva. O filme será reprisado durante a programação da mostra.

Os demais contemplados com a estatueta Ofó de Xangô (réplica estilizada do machado de Xangô) serão os artistas Toni Tornado, Zezé Motta, Neusa Borges, Maria Alcina, o pró-reitor de extensão da Universidade de Brasília (UnB), Thimothy Mulholland, o professor Gabriel Palofoquix, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a professora Cláudia Ribeiro, da Universidade Federal de Lavras (UFL/MG). Todos por terem contribuído na divulgação de uma imagem positiva do negro e de sua cultura.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *