Backbone da Petrobras pode ser usado para rede de banda larga

O presidente Lula convocou para hoje reunião ministerial quer irá definir o modelo de infra-estrutura de banda larga a ser implantada no país. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, afirmou, durante o Fórum da Governança da Internet, aberto hoje no Rio de Janeiro, que a opção do governo é pela criação de uma nova rede nacional, que conte com a infra-estrutura da Eletronet e da Petrobras, capazes de oferecer o acesso banda larga às 140 mil escolas brasileiras até 2010. "O governo não quer que essa rede seja de exclusividade das atuais empresas de telecomunicações, que são, em sua maioria, controladas pelo capital estrangeiro", afirmou Rezende. 

Segundo o ministro, o primeiro passo para construção dessa rede foi dado, na semana passada, quando a Anatel anunciou o novo Plano de Metas de Universalização para as concessionárias de telefonia fixa. Este novo plano, que está sob consulta pública, propõe a troca dos postos de serviços telefônicos (PSTs) pela construção dos backhauls (estradas estaduais de banda larga). "O primeiro passo já foi dado. Agora, queremos definir o modelo dessa nova rede nacional", afirmou Rezende.

Esta será a terceira reunião ministerial para tratar do assunto e participam dela os ministros da Ciência e Tecnologia, das Comunicações, da Casa Civil e do Planejamento. Conforme Rezende, na reunião de hoje o governo deverá bater o martelo sobre o modelo que irá perseguir, pois, no seu entender, as posições estão convergindo. Ele lembrou que o governo, através da RNP, que está construindo as redes metropolitanas em 20 cidades interligando todas as universidades brasileiras, demonstrou que tem capacidade para também construir uma rede própria para interligar as escolas públicas. "Com 140 mil escolas, será mais fácil", afirmou ele.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *