Marco da cultura periférica, Teia 2007 começa com Lula e Gil

A Teia 2007— maior encontro da diversidade cultural no Brasil — começa nesta quarta-feira (7), em Belo Horizonte, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Cultura, Gilberto Gil. A cerimônia de abertura, marcada para as 19 horas, no Palácio das Artes, dará início ao evento que acontece até domingo (11).

Neste ano, a Teia tem centralidade na relação entre cultura e educação. Centenas de representantes de 500 Pontos de Cultura de todo o país vão à capital mineira para discutir os rumos do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania — oCultura Viva — e os desafios enfrentados pelos projetos que lutam pelo fortalecimento da cultura brasileira.

Um dos principais projetos da gestão do ministro Gil, os Pontos de Cultura são organizações independentes, financiadas pelo governo federal, que trabalham com cultura, educação e economia solidária em suas comunidades. O Ministério da Cultura (MinC) seleciona as entidades por meio de edital. Atualmente, os contemplados recebem R$ 180 mil, divididos em três parcelas anuais de R$ 60 mil. Há 680 em atividade.

O evento deste ano, cujo tema é Tudo deTodos, está centrado em um tripé: mostras artísticas, reflexão (com seminários e discussões) e a auto-organização dos pontos. 'O encontro reúne a produção cultural de periferia, não no sentido social e econômico, mas de experimentação e de grupos de vanguarda', explica Celio Turino, secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC. A iniciativa é do ministério e a organização, das entidades, com patrocínio de empresas como Petrobras, Fundação Vale do Rio Doce e Usiminas.

A programação cultural é extensa. Há shows gratuitos, mostra de cinema e vídeo, exposição de artes plásticas e peças. As atrações são de artistas ligados aos pontos e há participação de 'padrinhos'. Montado em frente ao Museu de Artes e Ofícios, o Palco em Obras recebe shows gratuitos, com músicos e grupos dos pontos, e a presença dos 'padrinhos' Jards Macalé, Fagner, Martinho da Vila, Alceu Valença e Rappin Hood, entre outros.

Já o seminário internacional 'Saberes Vivos' aborda as relações entre cultura e educação. As conferências serão realizadas no Palácio das Artes, no Centro Cultural UFMG, no espaço Conversê Funarte e no teatro Francisco Nunes. A abertura será uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna, no Grande Teatro do Palácio das Artes, com participação de Gilberto Gil. A entrada é gratuita e deve ser retirada nas bilheterias.

A primeira vez

Essa é a segunda edição doevento — a Teia já ocorreu em abril de 2006, no Pavilhão da Bienal de São Paulo. Foi a primeira celebração pública e presencial dos Pontos de Cultura, pontapé inicial de um processo de vivência e participação para a construção pública do Programa Cultura Viva. O mote 'Venha Se Ver e Ser Visto' abarcou a Economia Solidária como eixo conceitual propositivo.

Na ocasião, já havia 443 Pontos de Cultura conveniados, dos quais 400 participaram da mostra. Hoje, já se contam 511 pontos conveniados diretamente com o MinC e mais 168 conveniados a partir das Redes de Pontos, em um total de 679 Pontos de Cultura. A idéia é que a Teia seja anual.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *